O guia completo de peso e dimensões de bagagem das principais companhias aéreas no Brasil
Embarcar com bagagem, despachar, medidas, peso, formato, cor… Se você viaja com pouca frequência, a bagagem em voos sempre geram dúvidas sobre suas especificações e possibilidades. A ANAC – Agência Nacional de Aviação Civil – regula as companhias aéreas e possui regras para garantir os direitos das empresas e dos viajantes.
Mas essas regras não definem tudo e alguns detalhes são únicos de cada companhia aérea. Os custos por kg extra, por exemplo, são cobrados de forma diferentes entre as empresas brasileiras.
Considerando isso e as dúvidas mais frequentes dos passageiros com suas malas, montamos esse guia definitivo de pesos, dimensões e preços de bagagens.
Começamos com dicas para medir e pesar as bagagens, em seguida, exibimos as dimensões de cada companhia nacional e de algumas internacionais. Em seguida, trazemos as informações de preços dessas empresas e terminamos com a solução de algumas dúvidas.
Em viagens aéreas há basicamente dois tipos de malas, sendo elas: bagagem despachada (bagagem de porão) e bagagem de mão. Cada uma delas possui regras específicas para dimensões e pesos.
Nos dois casos, é preciso medir e pesar a sua mala para saber se elas estão de acordo com as regras da companhia aérea.
No caso das medidas, você deverá realizar a medição com o auxílio de uma fita métrica ou trena. É muito importante seguir algumas orientações na medição para não ter problemas quando for despachar a sua bagagem, ok? Por isso trouxemos essas dicas importantes para você.
Durante a medição, não cometa o erro de apertar a sua mala para tentar deixá-la dentro do padrão solicitado pelas companhias aéreas. Coloque as roupas e feche a mala normalmente, assim você verá exatamente a dimensão final da sua mala pronta.
As bagagens possuem desenhos curvos e até ondulações que podem dificultar a medição. Para não cometer erros, meça sempre reto, pois é isso que a companhia aérea fará também. Então para não haver divergências entre as medições, trace uma linha reta em sua mala e meça.
Agora que já falamos sobre como medir as dimensões da mala, trouxemos também algumas dicas de como pesar sua mala adequadamente. Essas dicas irão ajudar até mesmo aqueles que não possuem balança em casa! Veja as dicas a seguir:
Se você tem uma balança de mão, aquela utilizada comumente para cozinhar ou para pesar a quantidade de comida, no caso de quem faz dieta, por exemplo, é possível pesar a bagagem utilizando esse equipamento. Mas é importante saber o limite de peso da balança, já que algumas delas conseguem pesar no máximo 10 kg, por exemplo.
Outra balança que é comumente utilizada pelas pessoas para pesar a bagagem é a balança doméstica, aquela que utilizamos em casa para pesar o nosso próprio peso.
É muito simples pesar sua bagagem utilizando essa balança, basta colocar a mala com todos os seus pertences de viagem em cima da balança e aguardar pelo resultado. Esse método é praticamente livre de erros, desde que você não adicione mais nada na sua bagagem após pesar.
Essa também é uma opção para quem não tem balança de mão ou doméstica para pesar as bagagens. Basta passar em uma farmácia com balança e realizar a pesagem. Simples e fácil! Algumas farmácias cobram poucos reais para utilizar a balança, enquanto que em outras a pesagem é gratuita.
Sabendo como medir e pesar sua bagagem, é hora de explicar em detalhes as regras das principais companhias aéreas. Vamos começar pelos voos nacionais nas principais empresas de aviação, considerando as características das bagagens de mão e porão.
Na Latam, o padrão utilizado para o peso de bagagens é de no máximo 23 kg para as bagagens de porão. As passagens promocionais não dão o direito às bagagens de porão. Mas comprando passagens da cabine Economy do tipo “Plus”, já é possível levar uma mala de 23 kg sem custo adicional.
Já o padrão de dimensões é de 158 cm lineares, somando o comprimento, a largura e a altura da mala, junto às rodinhas também.
Quem comprou uma passagem com tarifa Light, Plus ou Top, pode levar uma bagagem de mão de 10 kg. Se for voar em cabine Premium Business ou Premium Economy, o peso máximo permitido será de 16 kg. As dimensões para essa bagagem são: 55 cm de comprimento, 35 cm de altura e 25 cm de largura.
Em viagens internacionais as regras para bagagem despachada na Latam são as mesmas, peso máximo de 23 kg e tamanho permitido de 158 cm lineares. O mesmo se aplica para as bagagens de mão, as regras são mantidas para viagens internacionais.
Na Air France, as bagagens de mão precisam ter dimensão equivalente a 55 x 35 x 25 cm (altura + comprimento + largura). Já o peso permitido vai de 12 kg para a cabine Economy e Premium Economy até 18 kg nas demais cabines.
No caso das bagagens despachadas, o peso máximo é de 23 kg para classes Economy e Premium Economy e de 32 kg para classes Business e La Première. Já as dimensões máximas são de 158 cm lineares, somando a largura, comprimento e altura.
É preciso considerar as rodinhas na medição da bagagem de mão e de porão na Air France. Tanto viagens nacionais quanto internacionais seguem o mesmo padrão nesta companhia em relação às dimensões e pesos das bagagens.
Na Azul, o peso máximo para bagagem despachada é de 23 kg sendo que as dimensões são: 50 cm de altura, 80 cm de largura e 28 cm de profundidade. Já a bagagem de mão segue o padrão de 10 kg no máximo e dimensões de 55 cm de altura, 35 cm de largura e 25 cm de profundidade, isso vale para viagens nacionais e internacionais.
As bagagens de mão para uma viagem pela Gol precisam ter no máximo 10 kg e dimensões de 55 cm de altura, 25 cm de largura e 35 cm de comprimento. No caso das bagagens despachadas, o peso máximo é de 23 kg e as dimensões são: 80 cm de altura, 28 cm de largura e 50 cm de comprimento. As regras são as mesmas para voos nacionais e internacionais.
Na Copa Airlines, a bagagem despachada pode ser de 23 kg a 32 kg, dependendo do tipo de passagem adquirida e da cabine. O peso máximo varia inclusive entre voos nacionais e internacionais. Já as dimensões são de 158 cm lineares, somando altura, largura e comprimento. Não é necessário calcular as rodinhas nesse caso.
Já a bagagem de mão pode ter até 118 cm lineares, somando a altura, comprimento e largura, podendo desconsiderar as rodinhas. O peso máximo para a bagagem de mão na Copa Airlines em voos nacionais e internacionais é de 10 kg.
Na TAP, as regras para bagagens são bem simples também, elas definem que a bagagem de mão deve ter dimensões máximas de 115 cm lineares e peso máximo de 10 kg. Já no caso da bagagem despachada é permitido a dimensão de 158 cm lineares e peso máximo de 32 kg para a maioria dos destinos. Contudo, a TAP informa que dependendo do destino e classe escolhida, é possível que o peso máximo da bagagem varie.
Na American Airlines, a dimensão máxima para bagagens de porão é de 158 cm lineares e peso máximo de 23 kg para a maioria das regiões. Somente em voos para a Austrália e Nova Zelândia o peso máximo vai para 32 kg. No caso da bagagem de mão, as dimensões permitidas são de 56 cm de altura, 36 cm de largura e 23 cm de profundidade. Não há regra específica quanto ao peso para bagagem de mão.